:: Apoio

 :: Pub

 

 

 :: Parceiros

 

 

 

 :: Trial 4x4 Ciudade de Porriño - 15 de Novembro 2009

Troféu Ibérico Trial 4x4 – Ciudad Porriño
F-Racing estreia-se a vencer

A derradeira jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4, manteve o nível competitivo que se evidenciou nas restantes três provas, com a incerteza quanto ao vencedor a manter-se até às derradeiras voltas. O campeão desta segunda edição que a exemplo da primeira terminou em Espanha, foi o Stand Candeias, tendo a F-Racing triunfado na cidade Espanhola de Porriño.


A prova organizada pelos Trilhos do Nordeste com a colaboração dos “hombres” da Província de Pontevedra da região da Galicia “Qintanillas 4x4”, ficou marcada pela intempérie que se abateu desde as primeiras movimentações dos 4x4 em pista, até ao final das três horas de puro trial, num circuito de eleição para o publico – um autentico anfiteatro, com grande diversidade de dificuldades, que causaram bastante trabalho suplementar aos pilotos e esforços redobrados aos navegadores. Mesmo em condições adversas para o público – que correspondeu em grande número, com a pista inundada de lama e enormes charcos de água, as mecânicas das viaturas foram autênticos guerreiros, com poucas equipas a recorrerem às boxes para compor “grandes” estragos, essencialmente as equipas da frente, com maior prejuízo para a “PJ Automóveis” que se viu obrigado a substituir a bomba de embraiagem a 1h do final, quando ocupava a terceira posição. As Equipas Inersel e Stand Candeias acusaram falta de travões, com o campeões a ser obrigado a substituir dois pneus, ficando ainda sem escovas de limpa vidros. Ventilações Moura, ficou privado do guincho, quando havia ainda meia parte da corrida para cumprir, deixando por terra as aspirações de renovar um lugar no pódio da última edição. No “duelo” entre Emanuel e Filipe, com vantagem para o homem da F-Racing, ambos a utilizarem um Wrangler, de diferentes gerações, estiveram ilesos de problemas – evitando perda de tempo nas boxes, apenas Emanuel Costa a sentir alguma perda de rendimento do Rubicon, na derradeira meia hora, devido à entrada de água para o motor.


Na parte competitiva, a F-Racing logrou chamar a si a vitória, depois de já ter ameaçado em outras ocasiões, tornando-se no quarto vencedor diferente em outras tantas jornadas que compuseram o Troféu Ibérico de Trial 4x4, demonstração do equilíbrio que existe nesta competição.
Após a realização dos treinos cronometrados, a grelha de partida viria a ser formada pela ordem de inscrição no troféu, tal como determinada o regulamento, pelo facto de apenas uma equipa ter conseguido completar uma volta completa ao percurso – a equipa da “casa” Quintanillas IV (27m42,082s), sinal indicador das dificuldades que o terreno apresentava. Em boa altura, a organização decidiu anular três dificuldades para as três horas, evitando grande congestionamento de viaturas, que poderiam por em causa a continuidade da prova. Logo na partida, Stand Emanuel Costa, detentor do número 1, tomou a dianteira da prova, sendo ameado á passagem da meia hora pela F-Racing.com que rapidamente recuperou posições – saindo dos últimos lugares da grelha, o mesmo sucedendo com a PJ Automóveis que passou a ocupar a terceira posição, com o mesmo número de voltas do líder. Com o desenrolar da prova, iam-se verificando sucessivas trocas de lugares, quer no duo da frente, quer no restante pelotão que se apresentava muito junto. A meio da prova já a “F-Racing” assumia a liderança, fruto da sua exuberância e eficácia na transposição dos obstáculos, num excelente entrosamento entre o piloto e navegador. Emanuel Costa ainda tentou um derradeiro “forcing” na última hora de prova, respondendo de pronto a dupla Filipe Guimarães/Hugo Sampaio, numa manobra de “mestre” com uma arriscada ultrapassagem que lhe viria a garantir um merecido triunfo, num “duelo” a dois na luta pela vitória, sendo estas duas equipas que partilharam as duas primeiras ao longo de toda a prova, acabando separadas por escassos minutos. Emanuel Costa e Nuno Araújo consolidaram a segunda posição, garantindo igual posto no final do troféu. No terceiro lugar do pódio terminou a Inersel numa prova regular, colhendo os seus frutos na última hora, depois dos problemas de embraiagem do Nissan Patrol de Pedro Jorge e Tiago Silva – PJ Automóveis. Marco Oliveira e Carlos Vieira que tinha assumido a quarta posição à passagem da primeira hora de prova, defendeu a posição do pódio dos ataques da Auto Orlando e do Stand Candeias. Seria esta dupla, Paulo Candeias/Carlos Campelos, a terminar na quarta posição, após um “ataque” serrado na derradeira meia hora, suplantando em mais de uma volta a vantagem para o quinto classificado e a volta mais rápida da corrida, confirmando desta forma um título que dificilmente lhe escaparia. Marcelo Mendes e Marco Duarte alcançaram em Porriño a melhor classificação do Troféu ao ser quinto, numa prova sem problemas mecânicos, terminando a prova com o mesmo número de voltas do Team Biclas Nor-Gomresiduos que foi sexto.


Para a história fica o registo de uma prova muito bem disputada com grande lealdade entre concorrentes e muita competitividade. A organização esteve em bom nível, mesmo tendo em conta todas as condicionantes do tempo. A Troféu Ibérico de Trial 4x4 está de volta em 2010 com algumas boas novidades, estado para o dia 13 de Dezembro o seu encerramento com a tradicional entrega de prémios.

Classificação final:
1º F-Racing.com, 19 voltas; 2º Stand Emanuel Costa, 18v; 3º Inersel, 17v; 4º Stand Candeias; 17v; 5º Auto Orlando, 15v; 6º Biclas Nor-Goomresiduos, 15v; 7º PJ Automóveis, 15v; 8º Ventilações Moura, 13v; 9º Mo-Decor, 13v; 10º Revi-Clap, 12v.
Classificaram-se mais 12 equipas
Volta mais rápida: Stand Candeias – 5m45,978s

Classificação final Troféu
1º Stand Candeias, 136 pontos; 2º Stand Emanuel Costa, 122; 3º PJ Automóveis, 114; 4º Inersel, 107; 5º Ventilações Moura, 101; 6º Biclas Nor-Gomredíduos, 96; 7º Revi-Clap, 94; 8º Repsol Amiauto TT, 81; 9º Dinapaca Team, 79; 10º Auto Orlando, 66

 :: Classificações

Lista de Inscritos

Lista de Participantes

Treinos Oficiais

Classificação 00h30

Classificação 01h00

Classificação 01h30

Classificação 02h00

Classificação 02h30

Classificação Final Oficial

Pontuação

 :: Outras provas

1ª Prova Troféu Ibérico Trial 4x4 de Lousada

2ª Prova Troféu Ibérico Trial 4x4 Sever do Vouga

3ª Prova Troféu Ibérico Trial 4x4 de Paredes Rota dos Móveis

4ª Prova Troféu Ibérico Trial 4x4 Ciudad de Porriño

Classificação Final Troféu Ibérico 2009

:: Informações

Para mais informações consulte site do Trofeu Trial 4x4

www.trofeutrial4x4.com

 

:: Contactos

Antero Bessa Tel. +351 966 501 745

E-mail: geral@trilhosdonordeste.pt

   :: Bons momentos...
 
   :: III Passeio 4x4 MCoutinho 2009
 

   :: Troféu Trial 4x4 - LOUSADA
 
   :: CNN 4x4 - Navegação 2009
 
 :: Passeio 4x4 - 2010
   :: Pub
 

 
 
 
 © Copyright Trilhos do Nordeste